
Efésios 5:18
E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão,(excesso, sensualidade, dissolução) mas enchei-vos (deixai-vos encher continuamente) do Espírito.
A alma de acordo com a Bíblia é algo que sempre deve estar cheia de algo,(cheio significa tomado pela influência, encharcado pelo poder) a ilustração do Novo Testamento é que a alma pode ser cheia da carne (natureza pecaminosa) ou do Espírito (Espírito Santo de Deus), mas ela sempre está cheia.
A questão é que não precisamos fazer nada para que a carne se encha da natureza terrena e pecaminosa, pois por natureza ela se enche, mas para que a alma se encha do Espírito devemos colaborar e agir a fim de que isto ocorra, não é algo automático.
Paulo fala do vinho como exemplo de influência em oposição ao Espírito.
Quando alguém toma vinho em excesso, é tomado pela influência do álcool, sua mente e emoções ficam debaixo da influência do vinho. Suas ações e comportamento são alterados pelo domínio do vinho.
Mas o interessante é que na mesma linha de raciocínio, Paulo diz que com o Espírito Santo também é assim, se enchermos nossa alma do Espírito, seremos tomados pela influência poderosa dele, começaremos a nos comportar e agir debaixo desta influência.
Fica claro no texto que Paulo ensina que uma influência pode atrapalhar a outra.
Nos enchemos do Espírito quando exercemos fé de que nosso espírito é perfeito e que o Espírito Santo habita nele.
Nos enchemos do Espírito quando passamos a praticar a paz perfeita e a satisfação perfeita que vem do espírito.
Nos enchemos do Espírito quando fazemos nossa mente e emoções se sujeitarem ao dominio do Espírito, podemos falar conosco, podemos dar ordens à nossa mente, às nossas emoções e até ao nosso corpo, isto não é loucura, é apenas fé. Se cremos que no espírito somos a nova criatura que deve estar dominando, então podemos dizer por exemplo:
Minha mente: Eu sou a nova criatura, de hoje em diante você está debaixo do meu comando, cessa agora todo pensamento contrário à vontade de Deus, eu comando agora novos pensamentos em você, etc.
Quando alguém começa a agir pela fé desta maneira, começa a sentir imediatamente dentro dela o Espírito Santo agindo e mudando pensamentos e emoções instantaneamente.
A passividade de mente só faz com que os pensamentos do velho homem continuem reinando, mas uma postura de fé movida por ordens que o novo homem dá, muda as disposições da alma com certeza.
O novo homem tem que tomar posse da sua personalidade, portanto se assuma como novo homem, e ordene seus pensamentos, emoções e seu corpo.
Quando você faz isto sua imaginação faz uso da fé e sua fé usa sua imaginação, você fala com sua alma como se ela fosse distinta de você, fala com seu corpo e ordena que ele receba vida do Espírito.
leia: (Rom 8:11) E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós,(no espírito) aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (Ou seja, o Espírito manifestará seu poder cheio de vida em nossa alma e corpo constantemente)
O Espírito Santo, então, ganha como aliadas, sua imaginação e fé, e imediatamente muda as sensações e pensamentos que estão agindo em sua alma, e no lugar delas começa a manifestar sua influência.
Ao fazer continuamente assim, você percberá que essa influência começa a permanecer em sua alma mais e mais, a ponto de você perceber claramente quando o nivel de influência abaixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário