
Provérbios 10:9 Quem anda em integridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.
Integridade
s.f. Estado de uma coisa que tem todas as suas partes: a integridade de uma soma. / Qualidade do que é inteiro, completo. / Fig. Qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível.
Ao ler o verso acima, eu sempre pensei sobre os resultados negativos, constrangedores e até devastadores que um comportamento constante de falta de integridade pode trazer a uma pessoa.
Isto exige uma reflexão mais detalhada, porque neste verso não vejo a Bíblia tendo dificuldade em colocar a palavra integridade como sendo uma qualidade baseada num padrão, que hoje em dia começa a ter uma certa dificuldade se entendermos que tal padrão é baseado na moral, já que moral e ética hoje passaram a ter o sabor do relativismo que permeia a mente dos indivíduos da sociedade moderna.
Mas a Bíblia fala da pessoa íntegra do ponto de vista claro do respeito a Deus e à sua vontade, colocando Deus e sua lei como o padrão para o comportamento.
A paráfrase do verso poderia ser: Quem faz as coisas certas não precisa ter medo de nada, mas quem faz coisas erradas acaba sendo descoberto.
O certo e o errado, novamente, partem do conhecimento de Deus e sua vontade.
Muito bem, mas o que leva uma pessoa a ser íntegra, neste sentido? E o que leva uma outra a não andar em integridade?
O comportamento do íntegro é apenas o resultado de algo mais profundo, de convicções profundas do coração que têm poder de gerar comportamento.
O inverso não pode ocorrer: Procurar andar em integridade como estabelecimento do comportamento a ser manifestado.
Integridade é algo que podemos ver na vida de José e a maneira como ele coloca princípios de Deus acima de vantagens de qualquer espécie inclusive prazeres.
Stephen Covey diz que falta de integridade inclui "sacrificar o que mais importa na vida pelo prazer ou empolgação do momento."
Vir a ser conhecido é vir a ser descoberto, coisas que são feitas às escondidas sendo trazidas ao conhecimento público gerando vergonha, dor emocional e problemas nos relacionamentos e às vezes problemas com a justiça dos homens.
Mas a falta de integridade é mais do que uma falha passageira, um deslize casual do qual alguém se arrependeu; é uma inclinação forte, um comportamento contínuo que passa a desafiar a possibilidade de se ser descoberto; que mesmo sabendo dos problemas que surgiriam caso deixasse de ser secreto, ainda se continua praticando.
Com certeza, os fatores que colaboram mais contra a falta de integridade é o prazer e a vantagem pessoais.
Eu ontem lia um texto no Livro de Genesis onde Abraão manda Sara dizer que é sua irmã a Abimeleque, e ele a toma para si, o texto diz:
Gen 20:2 E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Gen 20:3 Deus, porém, veio a Abimeleque, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
Gen 20:4 Ora, Abimeleque ainda não se havia chegado a ela: perguntou, pois: Senhor matarás porventura tambem uma nação justa?
Gen 20:5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? e ela mesma me disse: Ele é meu irmão; na sinceridade do meu coração e na inocência das minhas mãos fiz isto.
Gen 20:6 Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la;
Gen 20:7 agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
Gen 20:8 Levantou-se Abimeleque de manhã cedo e, chamando a todos os seus servos, falou-lhes aos ouvidos todas estas palavras; e os homens temeram muito.
Gen 20:9 Então chamou Abimeleque a Abraão e lhe perguntou: Que é que nos fizeste? e em que pequei contra ti, para trazeres sobre mim o sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste o que não se deve fazer.
Gen 20:10 Perguntou mais Abimeleque a Abraão: Com que intenção fizeste isto?
Gen 20:11 Respondeu Abraão: Porque pensei: Certamente não há temor de Deus neste lugar; matar-me-ão por causa da minha mulher.
Gen 20:12 Além disso ela é realmente minha irmã, filha de meu pai, ainda que não de minha mãe; e veio a ser minha mulher.
Gen 20:13 Quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse a ela: Esta é a graça que me farás: em todo lugar aonde formos, dize de mim: Ele é meu irmão.
Neste texto vemos que Abraão, ainda débil na fé, cometeu este erro pela segunda vez, a primeira vez com faraó no Egito, a segunda com Abimeleque.
Claro fica que faltou integridade em Abraão por conta da vantagem pessoal de ser mantido vivo.
No caso de Abimeleque não faltou integridade porque ele tomou Sara equivocadamente por conta da mentira de Abraão.
Mas o que me chamou a atenção foi o que Deus disse a Abimeleque em sonho:
Gen 20:6 Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la
Deus está dizendo de maneira bem clara que embora Abimeleque fosse inocente quanto a saber que Sara era casada, ele iria pecar contra Ele (Deus) caso a tivesse sexualmente, o que Deus impediu.
Isto é muito interessante! Saber que Deus considera pecado contra Ele alguém tomar a mulher do outro. Além de ser pecado contra o marido, primeiramente é pecado contra Deus.
Este mesmo entendimento manifestou José no seguinte texto:
Gen 39:6 Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante.
Gen 39:7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.
Gen 39:8 Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Gen 39:9 ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?
Igualmente neste caso, José iria pecar contra Deus antes de pecar contra Potifar.
O íntegro teme pecar contra Deus e ficar contra Deus e colocar Deus contra ele.
Para se alcançar um coração íntegro é preciso busca de Deus, sinceridade, pranto e busca de temor ao Senhor para que o coração de fato seja transformado em coração temente.
A integridade é olhar a vida com os olhos de Deus e balizar nossas atitudes nisto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário