terça-feira, 16 de junho de 2009

Vida no Espírito - Insights




Efesios 4:24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.



Entre os crentes existem diferenças e divisões:

Sempre foi assim e creio que sempre será.

Quando eu me converti eu tinha a ilusão de que todos éramos unidos num só entendimento, mas logo vi que isto não era verdade.

E porque existem tantas divisões é que cada um tem que saber exatamente o que crê, porque com certeza o que crê será diferente de outros grupos até o fim.

Por exemplo, apenas para focalizar um aspecto ao invés de muitos, existe uma perspectiva carismática na leitura da Biblia e da vida cristã e uma perspectiva mais filosófico-intelectual, voltada para uma ótica ético-social.

Eu creio que pertenço, vamos dizer assim, ao primeiro grupo, pelo menos em termos de enxergar que o Evangelho não é filosófico e sim uma realidade do Espírito, do Reino espiritual de Deus que age na terra, mas é do alto.

Hoje mesmo eu falava com o Pr Dennis Walker sobre os exageros e extremos de pessoas carismáticas, que algumas atitudes e ações de muitos carismáticos não me inspiram exemplo a ser seguido.

Mas nunca cairia num extremo oposto que se separasse da visão sobrenatural do Evangelho e tudo o que se relaciona com a vida no Espírito.

E mais, quando eu falo de vida no Espírito, não encaro como muitos que apenas focalizam a questão do caráter ou do fruto do Espírito, falo que existe em Cristo, para nós, uma vida na dimensão do Espírito, sobrenatural e do alto.

O texto acima fala do novo homem, que é nosso espírito nascido de novo, nascido de Deus.
- Um grupo diz que este novo homem apenas é a capacitação que Deus põe em nós para andarmos em novidade de vida. Tem a ver com formação de caráter e comportamento cristãos.

- Um segundo grupo enxerga que o novo homem é mais do que recebermos capacidade de andar em novidade de vida, é o recebimento da natureza de Cristo em nosso espírito, com a perfeição de Jesus e as potencialidades do Espírito em nós, nos habilitando a andarmos na terra exercendo capacidades celestes.

Eu sou do segundo grupo, creio nisto, nosso espírito regenerado é habilitado a experimentar o céu na terra, tem verdadeira comunhão com o Espírito de Deus e se vale de todos os benefícios legais em seu favor da parte de Cristo.


Eu creio que olhando para o ensino do Novo Testamento e para a vida da Igreja primitiva, a vida de um crente deveria ser totalmente carismática.

Todos os crentes deveriam ser carismáticos, movidos pelo Espírito Santo.

Mas não são!

Não estou dizendo que todos deveriam realizar milagres

Mas experimentar milagres em seu interior , sim...

E o experimentar desses milagres no interior de maneira crescente, gera condições a que milagres aconteçam no exterior.

Estou dizendo que:

- Fé é algo que cresce e DEVE crescer
- Fé e operações do Espírito tem íntima ligação

Nenhum comentário: