sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vença a tristeza egoísta





Filipenses 4:4 diz: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.

No inglês, tanto neste verso como no salmo 37.4 , a palavra é delight, que significa ter prazer, o que inclui ter alegria, ter gozo.

A palavra "vos" em alegrai-vos, significa a vocês mesmos, num exercício de puro propósito e determinação.

A tristeza e a depressividade que passam na alma humana têm um poder destrutivo, portanto elas devem servir apenas para nos impulsionar sempre para a alegria determinada. Há uma tristeza segundo Deus, como Paulo ensinou, que produz arrependimento e vida, (2 Cor. 7:10) mas mesmo assim é temporária e tem como finalidade conduzir ao júbilo posterior.

Podemos estar tristes por várias causas e acontecimentos.

Mas a que mais me preocupa é a tristeza gerada pelo egoísmo, pelo ego caído e pecaminoso, porque isto não gera vida e sim , morte.

E será que não andamos tristes e deprimidos por causa do egocentrismo?

Até profetas de Deus como Elias e Jonas tiveram estes momentos de tristeza egocêntrica.

Ela é caracterizada pela preocupação conosco mesmo, e é muito sutil.

Essa tristeza egoísta impede o alegrar-se em Deus, porque precisamos fé e determinação para nos alegrarmos em Deus, mas não conseguimos nos desprender dos sentimentos de auto-piedade a fim de praticarmos isto.

Nos casos de Jonas e Elias, vemos claramente um sintoma de auto-piedade envolvido. Os dois chegam num ponto de dó de si mesmos por conta das circunstâncias. A vida não é coerente com eles, o mundo e os problemas não são justos com a posição que eles ocupam para Deus. Suas expectativas não são cumpridas da maneira com esperam que sejam. No caso de Elias ele esperava que houvesse gente de Deus que estivesse do mesmo lado da luta que ele, ele se sentiu só, e no sentimento de solidão houve tristeza e depressão, mas Deus lhe revelou que ele não estava só, ele apenas não sabia que Deus preservou muitos homens fiéis que não adoraram a Baal. No caso de Jonas, ele detestava os ninivitas, e idolatrava Israel, acima do designio de Deus. Parecia injusto a ele que Deus houvesse perdoado a todos os ninivitas e ainda tê-lo usado para este tipo de tarefa, isto foi demais para seu ego, sua percepção da Graça de Deus era zero.

Mas Deus chega para estes dois profetas mostrando a eles que estavam sendo irrazoáveis. Deus revelou que eles tinham uma tristeza egoísta, que era um bloqueio contra a alegria NO Senhor.

Que tipo de tristeza tem permanecido no teu coração?

Você é crente, tem Deus, tem salvação, tem Jesus, mas vive deprimido.

Seja por problemas conjugais, seja por finanças, seja pelas ameaças que este mundo trás...

Saiba uma coisa, todos podemos aprender a nos alegrar no Senhor, mas somente conseguimos quando nos livramos da tristeza egoísta, que coloca nosso ego num poço de auto-piedade.

Nenhum comentário: