quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Os fariseus de hoje em dia




Os fariseus atuais, sejam de que denominação forem, têm uma característica muito parecida com os fariseus dos tempos de Jesus.
Tem a lei como pretexto sempre, pretendendo se passar como guardiães dela, da justiça, do direito, da retidão, da ortodoxia, mas violentando o espírito dela com suas motivações perversas do coração.

Recentemente fui inquirido por um desses fariseus, sempre se apresentando com perguntas maliciosas a fim de experimentar-nos, de achar falta naquilo que ensinamos e cremos.

O fariseu em questão é um suposto guardador do sábado, e me perguntou o que eu achava do sábado. Não com interesse de saber algo com sinceridade, ou de acrescentar entendimento a si mesmo, mas com a intenção clara de levantar polêmica a fim de mostrar o quanto ele se sente superior no "entendimento".

Eu percebi a intenção e me irritei, e respondi de um jeito que eu não gostaria de ter respondido.

Mas isto gera em mim uma raiva da religião enorme, e dessas mentalidades mesquinhas e religiosas cheias de rapina e engano disfarçadas de piedade.

No caso dos sabatistas eles vêm sempre com os mesmos argumentos decorados...focalizando o sábado no contexto dos dez mandamentos perguntam se o sábado foi abolido, se dizemos que sim, eles dizem, e o matar, o roubar , o adulterar foram abolidos também?

Se formos estúpidos a ponto de respondermos como eles desejam, teremos uma discussão interminável.

Mas a verdade mesmo é que eu evito responder categoricamente algumas coisas, sei lá porque, mas tem coisas que creio que são categóricas a respeito da Graça e esses fariseus tinham que escutar esse "escândalo" que creio.

Das duas uma: Ou não responder absolutamente nada e deixá-los completamente com raiva por não terem material de polêmica, ou estourar a boca do balão declarando a grandeza da absolvição da Graça. Estas duas coisas são inaceitáveis para os fariseus.

Sobre esta última, podemos dizer coisas como:

Não acho nada do sábado, porque eu estou morto para ele....eles respoderão: E pro matar, roubar e adulterar, eu respondo... eu também morri para isso.

A lei não me diz mais respeito!

Qual é sua lei? Eles perguntam.

Minha lei é o Espírito

Aí vem uma declaração categórica:

Eu sou salvo definitivamente, eternamente independente da lei

Como?? Eles perguntam; quer dizer que você pode quebrar a lei e ser salvo?

Respondo, sim (Isto é blasfêmia para eles)

Porque minha justiça não vem pela guarda da lei,

e a quebra da lei não é a causa de condenação

Simplesmente porque Deus, através de Cristo, não lida mais comigo baseado na lei e sim na Graça.

Se eu for salvo pela Graça não posso ser salvo pela lei.

Sendo salvo pela graça nada pode me condenar, nem a lei.
Se eu quebro a lei, sendo salvo pela Graça, ela não me condena, porque pela Graça eu morri para ela.
A lei condena os que estão debaixo dela!
Os que temem a condenação por quebrar a lei, mostram que estão debaixo da lei e não da Graça.

Mas como? arguirão eles, quer dizer que se você é salvo pela Graça , fica então livre para pecar à vontade sem restrição alguma?

Eles perguntam isto, porque todo legalista entende que o comportamento do cristão tem que ter restrição pela lei.

Sim, quando somos salvos pela Graça ficamos absolutamente livres, inclusive para cairmos em pecado...Isto é liberdade!!!! Uma liberdade que me coloque forçosamente somente numa opção não é liberdade alguma, e a lei me dá só uma opção, ou eu a obedeço ou sou condenado.

Mas quem compreende esta Graça, ao invés de cair , se fortalece e vive pelo Espírito!

No entanto se um remido de verdade cair em pecado e mesmo for enlaçado novamente por ele, Deus lida com ele dentro do regime da Graça, corrigindo para o arrependimento. Deus corrige ao que ama, mas não condena.

Mas e os que apostatam da fé e se voltam contra Deus? Respondem os legalistas, inconformados com a grandeza do amor e da Graça

O Espírito de Deus têm responsabilidade com os verdadeiros remidos pela Graça, a fim de trazê-los à cura e ao arrependimento. Quando uma pessoa definitivamente se volta contra Deus e apostata, ela demonstra que jamais foi remida de fato, pois Deus preserva os seus santos, mesmo quando caem.

Nossa Lei é a lei do Espírito da Vida que operando em nós , gera capacidade de vivermos de acordo com os princípios da lei, sem estarmos debaixo da lei, a justiça da lei é imputada a nós pelo Espírito Santo.

O sábado é um símbolo de Cristo, dentre os dez mandamentos, nove tem um caráter moral e o sábado tem um caráter simbólico, cerimonial, dado a Israel , prefigurando o descanso das nossas obras que encontramos em Jesus. Jesus é o nosso Shabbath, Quem entra nele, descansa definitivamente de suas obras, e nos libera da guarda de um dia em particular. (Hebreus 4:4-10)

Nenhum comentário: