segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ficando com a parte boa da lei?!?





Quero compartilhar com você uma reflexão.
Leia o verso de Josué 1.8

Jos 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Qual é a parte BOA do verso?

É a parte final:

...porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Em todo o velho Testamento tem isto...as partes ruins (que contém ameaças) e as partes boas (que contém promessas de bênçãos)

Muita gente gosta de olhar as partes boas da Bíblia, esquecendo-se das ordens e condições que Deus estabelece, certo?

Sim.

Mas a nossa oposição a este tipo de tendência pode nos levar a um outro extremo que nos impede de ver o que eu quero lhe mostrar agora, através de uma declaração impactante:

Que nós temos um direito legal, em Cristo, de ficarmos com a parte boa da lei e descartarmos a parte ruim. (UAU, como assim ???)

Ficar com a parte BOA da lei pode parecer errado, pode parecer que eu estou escolhendo na Bíblia o que me convém. Mas a lei precisa ser vista agora sob a ótica da Graça de Deus em Jesus.

Na lei havia alguns aspectos variados: Primeiro, era dada a Israel, ao povo de Israel, por meio de Moisés. Segundo: Continha bênçãos e maldições.

Obediência trazia bênçãos, desobediência trazia maldição.

Se eu andar segundo a lei, necessariamente, para ser honesto, terei que andar sob a ameaça da maldição o tempo todo. Olharei para a bênção, mas derraparei na maldição, pois eu vou tropeçar na lei.

Mas JESUS cumpriu cabalmente a lei em meu lugar!

Para que a justiça da lei se cumprisse em mim, veja:

Romanos 8.3 Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, (4) para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

A justiça da lei se cumpre em mim, por meio de Jesus, mesmo antes de eu cumprir qualquer mandamento.

O ponto focal aqui é o seguinte: Se obediência, segundo a lei, traz bênção, então a obediência de Jesus em meu lugar faz com que a justiça da lei se cumpra em mim, trazendo todas as bênçãos da obediência perfeita.

De um lado, eu tenho a Bênção pela obediência perfeita de Cristo, do outro, estou livre de qualquer maldição, dirigida à desobediência, por conta da mesma obediência perfeita de Cristo.

Gal 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro

Isto posto, vejo que eu tenho o direito de ficar com o aspecto da bênção que a lei mostrava e descartar o aspecto da maldição que ela mostrava. Por causa do que é óbvio: Hoje somente a Bênção se relaciona comigo em Cristo, porque a justiça da lei se cumpre em mim, por Cristo.

Agora vem um segundo aspecto igualmente importante:

Ainda que seja verdade que a Bênção da obediência perfeita de Cristo seja dada a mim, e que a justiça da lei se cumpre em mim, eu só poderei usufruir da plenitude desta bênção SE eu andar em Espírito e não na carne.

Veja de novo o contexto completo:
(Romanos 8.4) para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Hoje, em Cristo, não é a lei que me dirige, e sim o Espírito. O Espírito é nossa lei.

Se eu andar na carne, experimento contradição.

Tenho direitos em Cristo , mas experimentarei problemas, dificuldades, e morte (emocional)

Rom 8:13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer;(morrer aqui não se relaciona à morte física imediata, mas sim a uma perda da vitalidade que o Espírito Santo gera. É ausência de vida, nas emoções, na alma)

Mas se eu andar pelo Espírito experimentarei a vida do Espírito em minha alma, e as bênçãos da obediência perfeita de Cristo serão implementadas em mim.

Romanos 8:13b ...mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Aqui está o que eu creio.

Poucos são os que entendem este aspecto de bênção que a Graça de Deus traz sobre nós

Peço a Deus que possamos ter os olhos desvendados a fim de viver com mais plenitude o que Deus nos concede em Cristo a fim de frutificarmos e trazermos mais e mais vidas para debaixo da Graça de Cristo.

Nenhum comentário: