segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Auto-ajuda x Ajuda do alto

A auto ajuda ensina coisas que fazem vender milhões de livros, CDs, DVDs ao ano.

Porque ela ensina que todo homem pode desenvolver seus potenciais e formatar um novo destino, de vitória na vida.

Filosoficamente, entretanto, a auto-ajuda se choca com o Evangelho em alguns pontos, porque afirma que o homem é o centro de si mesmo, que o homem deve construir sua vida independente de Deus.

O Evangelho ensina que Deus , em Cristo passa a ser o centro da existência no momento em que alguém por ele é remido.

Eu faço uma análise crítica, entretanto, mostrando que como crentes devemos ser aptos a examinar tudo e reter o que é bom (1 Tessalonicences 5:21)

Isto inclui o ensino da auto-ajuda.

O universo não conspira a nosso favor como alguns mestres da auto-ajuda ensinam, mas o Criador é quem dirige tudo. Temos que mostrar isto a quem deseja saber.

Mas o que eles chamam de princípios do sucesso, nós devemos crer porque são princípios verdadeiros que Deus estebelece.

Trabalho, mente positiva, organização, metas, mudança de mente, desenvolvimento do potencial, etc.

Analisando as coisas, vemos pela revelação de Deus que o homem caiu e foi destituído da Glória de Deus, nesse sentido, ele não tem acesso a Deus, nem tem justiça própria perante Deus, necessitando portanto, da salvação de Deus em Jesus.

Mas é sabido e constatado, também, que o homem ainda possui capacidades e potenciais, mesmo caído.
É sabido e constatado pela vida e pela experiência, que muitos , ainda que não conhecendo o Evangelho vivem uma vida íntegra, nobre, trabalhadora, produtiva.
Assim como da mesma raça caída pode sair gente boa e gente ruim, não se trata de salvos e não salvos, mas melhores e piores comparando-os apenas entre si, nunca em relação a Deus. (Pois em relação a Deus, como afirmou Jesus, não há ninguém bom a não ser Deus)

Aí vemos do ponto de vista natural o potencial humano e os recursos humanos, que podem ser mal usados ou bem usados, podemos ser bandidos perversos ou artistas criativos, assassinos ou bem-feitores.

Estou falando apenas do ponto de vista natural. Portanto neste prisma natural, podemos verificar que os seres humanos podem usar seus recursos (vindos claro, de Deus) e serem pessoas prósperas, produtivas, amorosas, generosas, etc.

Mas também vemos pela prática e pela experiência que nem sempre é assim.

Por muitos fatores, os humanos variam de comportamento, caráter e temperamento.

O Evangelho, por sua vez, é a salvação para todos os que creem em Jesus.

Trata-se de uma operação sobrenatural de implantação de uma nova natureza de Deus no homem.

Não se trata de melhorar o que tínhamos, mas de dar algo novo.

O que tínhamos tem que ser trabalhado por nós mesmos, nossa criatividade, inteligência e potenciais.

O novo é operado pelo Espírito, de Deus e exercitado por nós.

Em outras palavras, aquilo que é chamado de auto-ajuda, não tem nada a ver com a operação do Espírito (ajuda do alto)
Porque o primeiro é algo que todos os homens podem praticar, o segundo somente os nascidos de novo podem.

Meu pensamento é que todos devíamos fazer o melhor como humanos para termos as melhores atitudes para com a vida, independente da crença na salvação ou não, porque só pelo fato de sermos humanos, temos muito o que pensar, realizar e crescer.

Mesmo depois de crermos em Cristo, não deveríamos perder de vista a continuidade do desenvolvimento do potencial humano, porque o humano em Cristo passa a ser santificado, ou seja, ele passa a ter um potencial santificado e abençoado em Cristo.

O problema é que a maioria dos que se dizem crentes têm uma mentalidade que funciona pior do que a de muitos incrédulos bem sucedidos.

Porque, antes de Cristo nunca operaram seus potenciais, e agora, em Cristo continuam medíocres, ou piores.

Assim, vemos músicos não cristãos exímios, virtuoses, e músicos cristãos medíocres.
O mesmo nos esportes, ciências, na medicina, no mundo dos negócios, etc.

Quando se trata de viverem a natureza de Cristo neles, encontram uma contradição enorme

Porque Jesus nunca foi medíocre, nem é.

Mas nós conseguimos ser!

Temos potencial humano ou não, este é o ponto...Claro que sim. Esta é a resposta.
Mas estamos em Cristo, tudo o que é nosso é de fato de Cristo, nosso potencial é dele, fomos comprados por Ele.

Como eu disse acima, todo ser humano deveria explorar seu potencial, mesmo que seja não crente, e muitos o fazem (mais que os crentes)
Mas nós crentes temos uma mentalidade confusa a este respeito e eu creio que isto é assim por conta da nossa visão acerca do homem caído, do pecado e da justificação.

Porque , na maioria das vezes, enxergamos a salvação como uma libertação de maus hábitos apenas, ou de vícios.
Mas o não crente pode se libertar de vícios também. O que ele não consegue fazer é lidar com o problema do pecado natureza que nele está.
Neste sentido, a pessoa pode ser completamente liberta de vícios, pode ter uma mente preparada para o sucesso , mas mesmo assim estar separada de Deus, se o sacrifício de Jesus não estiver sendo apropriado pela fé , por ela.

Por outro lado, o que se diz crente pode se ver livre de alguns vícios básicos como fumar ou beber, pode ter domínio na área sexual, mas ser um fracasso como pessoa, no que diz respeito aos seus potenciais não desenvolvidos, o crente pode ser preguiçoso e crente, salvo preguiçosamente. Neste sentido, continua viciado, sim, no fracasso.

Vemos então com nitidez a disparidade que pode existir entre um não crente operoso e um crente ocioso.

A fé no Salvador Jesus Cristo deve me fazer enxergar a verdade

A Palavra de Deus diz:

"Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;
aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a." (1 Pedro 3:10-11)

Pedro, creio , estava citando o salmo de Davi (34) como um princípio que é universal da parte de Deus para todos.

Ninguém vê felicidade na vida se não plantar boas coisas.
E o faz evitando certas coisas e perseguindo outras.

Evitando:
Usar a língua para o mal e usar a boca para falar engano
Apartando-se do mal

Buscando:
Faça o bem
Busque a paz e siga-a (persiga-a, com gana)

Tem não crente que faz isto e vê dias bons.

Tem crente que não faz isto e vê dias maus

Tem não crente que aprende a usar a língua para dizer a verdade a respeito de si mesmo e do próximo
Afirmando seu potencial, encorajando a si mesmo e a outros

Tem crente que é um poço de desencorajamento
Usa a boca para exprimir pessimismo e maledicência

Nossa boca deve falar o que é bom e não o engano

Falar a verdade que cremos.

Assim, tem muita gente da auto-ajuda que vive suas convicções e alavanca a vida. Nós temos , todavia maiores condições de sermos bem-sucedidos por estarmos em Cristo, não devemos então nos acomodarmos na mediocridade.

Como crentes devemos focalizar 3 coisas se quisermos vencer na vida:

1. Nossa posição em Cristo
2. O potencial que ele nos tem dado
2. Usarmos nossas bocas para construir nossa convicção

Falar o que é bom é falar (sobre o que é justo, puro de boa fama, que possui virtude)
Falar sobre o favor de Deus e da vida como colheita de bondade
Falar sobre expectativas do que é bom e não mal

Os mestres da auto-ajuda falam das duas posições inferiores (Ensinam a falarmos coisas boas e sobre o nosso potencial, nisto nós temos uma intersecção com eles, mas eles não ensinam nossa posição em Cristo)

Nenhum comentário: