quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Somos santos e justos a priori






Colossenses 3:1-3  Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

1. Paulo tem uma mentalidade em acordo com as coisas espirituais, com as coisas que são de cima. Por isto ele ensina que devemos pensar em acordo com as coisas que são de cima. A tradução "nas coisas que são de cima" no meu entender não expressa o sentido que Paulo quis dar a entender. O que eu creio que seja mais próximo seria "em acordo com as coisas de cima". Olhei algumas versões americanas e vi: Coloquem o coração de vocês nas coisas do céu. A amplificada diz: Busquem as coisas de cima.

Na visão de Paulo, o crente tem que ter uma mentalidade que se veja como Deus o vê.
Portanto pensar nas coisas de cima dá a entender que devemos pensar a respeito das coisas de cima, e pensar a respeito de algo não muda nada em mim, mas pensar em acordo com algo promove impacto em mim.

Exemplo: Pensar sobre Jesus nada muda em mim, mas pensar como Jesus muda tudo em mim.

O fato é que Paulo sempre coloca em primeiro lugar nas suas cartas uma exposição da Graça de maneira abundante, sem economias, extravagante em relação às pessoas, e somente depois de ensinar que em Cristo todos somos justificados, santificados, ressuscitados com Cristo, santos, remidos, purificados e lavados, somente depois disto é que ele fala que PORTANTO ou POIS devemos abandonar vícios e maus hábitos .

Uma mentalidade completamente contrária à mentalidade de grande parte dos evangélicos que ensinam que enquanto as pessoas não abandonarem seus vícios e maus hábitos, sua imoralidade , avareza, etc., essas pessoas não podem se considerarem cristãs, crentes, convertidas.

Mas Paulo tem uma visão extremamente generosa e extravagantemente cheia de Graça em relação à vida de cada crente em Jesus antes mesmo de querer saber se eles já abandonaram seus vícios pecaminosos. Podemos ver isto em todas as suas cartas e aqui está a demonstração disto:

Primeiro ele expõe a eles que pelo fato de terem se unido a Cristo, seu estado jurídico perante Deus é de plena justiça, são justos de antemão.

Paulo ensina que eles são justos e santos a priori.

Ou seja antes de qualquer capacidade de mudança de vida ou de hábitos, eles recebem o decreto de que são justos perante Deus, pela justiça de Cristo, portanto devem usar suas mente para começarem a pensar dentro de uma nova categoria, pensarem em acordo com nosso estado em Jesus.

2. Somente depois de expor isto com grande riqueza de verdades a respeito da Graça de Deus é que ele diz: Portanto ou pois, abandonem seus vícios pecaminosos.

Col 3:5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

Exterminai, pois...

Significa: Portanto, por causa que vocês já são santos e remidos acabem com esses viciozinhos. Em relação à exposição da grandeza da Graça de Deus que veio em primeiro lugar, Paulo encara os vícios como uma questão minúscula.

Tudo o que vem depois da exposição primária a respeito da Graça de Deus para nós se torna algo pequenino.

Acabe com esses viciozinhos, com essa impurezinha sexual,com essa prostituiçãozinha, com essa avarezazinha. Porque vocês são GRANDES, porque a Graça de Deus em relação a vocês é IMENSA.

Note a diferença de mentalidade em relação a uma enormidade de ensinadores crentes: Para uma grande maioria, vícios, pecados, impureza, etc., são coisas de importância enorme, que aparecem sempre em primeiro lugar nas pregações.
Jamais tais "mestres" absolveriam as pessoas de maneira tão abundante a priori, sem medo de declará-las justas em Cristo e santas. Não, na mentalidade de muitos, o abandono de vícios e pecados vem a priori, depois pode-se pensar em tratar as pessoas como salvas.

Não somente os vícios se tornam minúsculos, mas até mesmo as virtudes que devem ocupar o seu lugar se tornam pequenas face à revelação abundante e extravagante da Graça:

Col 3:12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,

Vejam novamente: Porque Paulo expôs em primeiro plano a gloriosa verdade a respeito da Graça de Deus na vida destes crentes , ele conclui dizendo: Agora POIS, se livrem desses viciozinhos e revistam-se destas virtudes.

Como eleitos de Deus que vocês já são a priori, agora adquiram esta virtudes: Coração compassivo, benignidade, humildade, etc.

Embora estas virtudes sejam coisas muito boas, mesmo elas são coisas pequenas face à gloriosa Graça exposta anteriormente, razão porque aparecem em segundo plano. Mas na mente de muita gente as virtudes têm que aparecer logo no inicio da vida de crente.

Virtudes aparecem na vida de um crente em segundo plano e sempre como consequencia, nunca como causa de qualquer coisa. Ninguém pode se vangloriar de virtudes.
Tanto que Paulo ensina que acima das virtudes deve vir o amor.
Este sim, está acima das virtudes, note:


Col 3:14 E, acima de tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.

Considere-se santo, remido, lavado, purificado, ressuscitado juntamente com Cristo!

Agora pense de acordo com isto, não SOBRE isto.

Portanto abandone seus viciozinhos.

Adquira novas virtudes.

A acima de tudo, ame, e tenha convicção de que é amado por Deus incondicionalmente, isto é Evangelho!!!!

Paz a você!

Pr Israel

Nenhum comentário: