terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os Upgrades da vida com Deus


  As companhias de software têm como estratégia comercial, vender seus produtos de tal maneira que você possa ir aperfeiçoando o produto com novas atualizações, que para serem instaladas, tem-se que pagar um novo preço.

Na vida com Deus, esta analogia pode ser aplicada, sendo que obviamente não estamos lidando comercialmente com Deus; mas a idéia da atualização ou, em inglês "upgrade", é algo que podemos ver no desenvolver da vida cristã. 

Veja um exemplo nesta carta de Paulo aos Colossenses capítulo 1:

5 Por causa da esperança que vos está reservada nos céus,(esperança que vos está reservada nos céus...dá a idéia de que há esperança de que os crentes vivam nos céus após a morte...mesmo que haja um periodo de reinado literal de Cristo no planeta terra, o ensino acerca dos céus é constante no evangelho e nos apóstolos. Os acontecimentos escatológicos a respeito da segunda vinda de Cristo, do milenio, da nova Jerusalem, do novo céu e nova terra parecem nada conflitar com a ida de pessoas para o céu ou os céus, agora mesmo.)  da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
    9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;(Paulo ensina as coisas de maneira progressiva, existe um ouvir a Palavra, depois um crer nela, depois existe uma transformação de mentalidade e comportamento, aí vem o crescimento que inclui o que é dito aqui: a) ser cheio do conhecimento da vontade de Cristo, b) em toda sabedoria, c) e inteligência espiritual. Isto mostra que existem upgrades no viver com Deus. E estes upgrades mostram que há um viver dinâmico e produtivo conquistado com atividade. Tem que haver esforço para que a Palavra seja implantada em nós, para que a oração se torne um prazer em nós, para que o Espírito fale constantemente em nós. Para que a união da oração, da Palavra e do Espírito gere sabedoria e inteligência espiritual.
    10 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; (Veja o upgrade: É como se Paulo pudesse dizer: Não se contentem com o pacote básico da fé cristã (Crer e ser salvo para o céu) façam upgrades constantes, adquiram o pacote do conhecimento da vontade de Deus e comecem a agradar a Deus em TUDO, comecem a fazer o que é bom e sejam abundantes nisto, façam um upgrade do conhecimento de Deus, pois Deus se conhece continuamente e infinitamente.
    11 Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;(Outro upgrade: a passagem do pacote do caráter para o pacote do carisma: Agora se fala de fortaleza, força da sua glória, neste upgrade está o poder do Espírito Santo. Podemos colocar tudo em tres pontos:
1. Conhecer a vontade de Deus
2. Andar de maneira a agradar a Deus em tudo
3. Conhecer continuamente a experiência do Poder Sobrenatural do Espírito

Nenhum comentário: